Imperialismo: Fase Superior do Capitalismo é um livro escrito por Vladimir Lênin que descreve a função do capital financeiro em gerar lucros no colonialismo imperial, como a fase final do capitalismo de desenvolvimento para garantir maiores lucros. O ensaio é uma síntese das modificações de Lênin das teorias formuladas por Karl Marx em O Capital.
Escrito um ano antes da Revolução de Outubro e publicado no calor das jornadas revolucionárias de 1917, Imperialismo: Fase Superior do Capitalismo é considerada uma das obras mais importantes do líder bolchevique. Neste ensaio, Lênin deixa claro que o imperialismo, em evidência com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, não era apenas uma prática política de determinados países capitalistas, mas a evolução do próprio sistema do capital, que atingia no início do século XX, com o capital financeiro e os monopólios, o seu estágio mais avançado.
Trecho
“Se fosse necessário dar uma definição o mais breve possível do imperialismo, dever-se-ia dizer que o imperialismo é a fase monopolista do capitalismo.”