A biografia definitiva de Martinho Lutero. Historiadora renomada, Lyndal Roper nos apresenta uma nova visão da Reforma e do mundo que ela criou, e desenha um retrato multifacetado de seu fundador.
Quando Martinho Lutero pregou uma folha de papel na porta da igreja de uma pequena cidade universitária, no dia 31 de outubro de 1517, iniciou-se um processo que mudaria para sempre o mundo ocidental.
As ideias de Lutero se propagaram rapidamente. Seu ataque à igreja logo convulsionou a Alemanha, dividiu a Europa e polarizou as crenças, desencadeando perseguições religiosas, agitação social e guerra. A longo prazo, suas ideias, paradoxalmente, ajudaram a romper o domínio da religião em todos os âmbitos da vida.
No entanto, o homem que iniciou a Reforma era cheio de falhas, um fundamentalista religioso, antissemita e politicamente reacionário. Crente fervoroso, atormentado pelas dúvidas e polemista cruel, Lutero libertou a sexualidade humana do estigma do pecado, mas, ao mesmo tempo, insistiu que as mulheres permanecessem em um lugar secundário.
Lyndal Roper nos apresenta uma figura de carne e osso, com todas as suas nuances, e revela como um pequeno ato de protesto se converteu em uma luta que transformaria para sempre a igreja e marcaria o começo de um novo mundo.
"Intenso." — The New York Times Book Review
"A biografia de Roper, que se distingue por sua escrita e pesquisa excelentes, oferece as bases de tudo que se refere à Reforma." — The Observer
"Um livro de história exemplar." — Financial Times
"Uma tentativa convincente e provocativa de devolver um pouco de carne e osso a este ícone estático. Lyndal Roper é uma das historiadoras mais criativas e audazes da sua geração." — The Guardian